Integridade pessoal e Direito é tema de estreia do curso “Confiança, sociedade e Direito”

25/09/2020

O curso "Confiança, sociedade e Direito - Temas em torno do Direito Notarial" teve sua estreia na última quinta-feira (24), em transmissão ao vivo e simultânea no canal do YouTube e no perfil do Instagram do Colégio Notarial do Brasil - Seção Rio de Janeiro (CNB/RJ).

A primeira aula foi apresentada pelo professor da Universidade Católica de Santos, Frederico Bonaldo, com o tema "Integridade pessoal e Direito", e contou com a mediação de Rafael Depieri, assessor jurídico do Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal (CNB/CF).

O professor iniciou os trabalhos destacando como as diferentes estruturas sociais revestem a Justiça, dando-lhe uma estrutura completa e complexa, alinhada a diferentes pontos de seus alicerces para conferir forma e conter seu conteúdo. "Em minha metáfora a justiça é o esqueleto de um prédio, que seria a sociedade e, apenas seu esqueleto, não garante sua total integridade e nem permite que seja habitável. Por isso desejamos à vida social as virtudes, a solidariedade e a generosidade, que revestirão essa obra. Não podemos viver apenas em sua estrutura de ligas e alicerces".

Bonaldo discorreu com amplas referências e pontos-chave da construção da integridade no Direito, passando pelas heranças do Direito Notarial da península Ibérica, especialmente com os influxos espanhóis no Brasil, mantendo fortes fontes de inspiração e aperfeiçoamento com a classe nas Américas. Ao final da exposição, desenvolveu tópicos como a importância da temperança e da moderação como virtudes e posturas com ensejos internos que devem mover os profissionais do Direito Notarial e o desenvolvimento contínuo da sociedade.

Interações

Na ocasião, o presidente do CNB/RJ, José Renato Vilarnovo, lembrou que, na visão dos organizadores, o projeto tem imensa importância à formação não só do notário, mas também a todos os interessados em conectar os estudos notariais ao Direito Natural e sua filosofia. "Acredito que, com a oportunidade de disponibilizar o curso online, estamos contribuindo com o aperfeiçoamento do profissional".

O professor da Universidade Católica de Petrópolis e membro da Academia Atlântico, Renato José de Moraes Renato de Moraes ressaltou a contínua promoção de cursos online pela Academia, utilizando-se do meio virtual para contornar os desafios da locomoção em tempo de pandemia, além de democratizar ainda mais o acesso do conteúdo a um público amplo.

Ele também convidou a todos a continuarem a jornada semanal do curso, todas as quintas-feiras, às 19h, e apresentou os temas das próximas aulas (cronograma completo disponível aqui). "Os temas do curso foram selecionados para trazerem aspectos relevantes ao notário e abastece-lo com um debate acerca de tópicos como a justiça, a constituição da sociedade e a confiança, demonstrando que o notário não é simplesmente um técnico, mas um personagem engajado em todas essas questões que envolvem a integridade e responsabilidade social".

Na oportunidade, presidente da Academia Notarial Brasileira (ANB) Ubiratan Guimarães prosseguiu e parabenizou a iniciativa "que estreia em um tema muito pertinente, a integridade pessoal, o que reforça que a confiança é a genética que conduz a atividade notarial". Ele lembrou, ainda, que a entidade, criada em 2016, surgiu com o propósito de fomentar e incentivar a doutrina notarial no País, contando com projetos já em prática, como parcerias com a universidade de Coimbra no desenvolvimento de cursos de pós-graduação e futuros que serão desenvolvidos junto da seccional do Colégio Notarial no Rio de Janeiro.

A próxima apresentação será realizada no dia 1º de outubro, às 19h, com Renato de Moraes, que falará sobre "Confiança e os fundamentos da sociedade", em transmissão ao vivo pelo YouTube e Instagram do CNB/RJ.

A aula de estreia do curso "Confiança, sociedade e Direito - Temas em torno do Direito Notarial" pode ser acessada clicando aqui.