Reunião entre Diretorias dos CNBs debate projetos de tecnologia como a biometria

No dia 14 de novembro, a diretoria do Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal (CNB/CF) reuniu-se em São Paulo (SP), com os presidentes e representantes das Seccionais Estaduais para debater projetos de tecnologia sobre autenticação de biometria.

O encontro foi coordenado pelo presidente do Conselho Federal, Paulo Roberto Gaiger Ferreira, e contou com a presença dos Estados de Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, bem como do Distrito Federal. 
O CNB/RJ esteve representado por seu presidente J Renato Vilarnovo e pela diretora, membro do Conselho de Tabeliães - Vanessa Barbosa Figueiredo de Azevedo. 

O presidente do CNB/CF falou sobre a importância dos projetos de tecnologia. "Nós sempre antevemos que a biometria será a próxima assinatura das pessoas, e vai ser a forma que as pessoas irão manifestar a sua vontade. Isso já ocorre hoje. Você pega o celular, entra no aplicativo do banco com o seu dedo no celular, faz compras, e tudo usando a biometria. Nós pensamos em que poderá haver um campo que a sociedade vai necessitar de biometria com autenticidade, com a fé pública do tabelião", declarou o presidente.

O assessor de tecnologia do CNB/CF, Renato Martini aproveitou a oportunidade para dar seu parecer sobre os projetos. "A biometria é um dos componentes essenciais do e-notariado. Ela fortalece esse componente da identificação digital que é o grande desafio do notário de uma maneira geral, ou de qualquer processo em que precise da identificação", declarou Martini.

Próxima reunião

Durante o encontro, a tesoureira do Colégio, Walquíria Rabelo, convidou os presidentes e representantes das Seccionais a participarem da última reunião do CNB/CF do ano, que será realizada em Belo Horizonte (MG), onde também haverá a festa de confraternização dos membros da Diretoria, no dia 30 de novembro. "Será um momento de confraternização para podermos fechar os trabalhos deste que foi um ano tão bom e tão especial para nós. Vamos encerrar com saúde, todos juntos, com muita união e alegria".